A chegada do primeiro trem a Brasília, na estação provisória de Bernardo Sayão, à margem do Núcleo Bandeirante, no dia 21 de abril de 1968, coincidindo com o 8º aniversário da nova capital da República, verificou-se em clima dos mais festivos de intensa emoção cívica. Duas composições das antigas Viação Férrea Centro-Oeste (RFFSA) e da Estrada de Ferro Mogiana (Fepasa) efetivaram a integração física do Distrito Federal com o resto do Brasil. Três ferrovias federais e duas paulistas se conjugaram para assegurar a interligação perfeita, com uma única baldeação por qualquer dos dois percursos então possíveis: via Barra Mansa (1.546 km) e via Campinas (1.749 km), cumprindo sem qualquer anormalidade o trajeto previsto. Em 1965, após vencer sucessivas dificuldades, os trabalhos de construção da superestrutura e complementação da infra-estrutura passaram ao 2º Batalhão Ferroviário, o Batalhão Mauá, terminando o serviço de assentamento da via permanente com a chegada da ponta dos trilho...