Óleo de copaíba: faz bem para pele, cabelo e é anti-inflamatório, analgésico e antisséptico
Conheça o "milagroso" óleo de copaíba que apresenta muitas propriedades medicinais
copaíba é uma árvore nativa da América Latina e da África Ocidental, muito predominante no Brasil nas regiões amazônicas. Também conhecida como copaibeira, pau-de-óleo e óleo-de-copaíba, é uma planta de grande porte, podendo atingir até 40 metros de altura e quatro metros de diâmetro. A copaíba vive cerca de 400 anos.
Os frutos produzidos pela copaíba são sementes pretas e ovais, com uma região amarelada - elas são muito ricas em lipídeos, mas o produto mais utilizado a partir dessa árvore é o óleo produzido por ela (que não tem a ver com os frutos). O óleo de copaíba é extraído do tronco da árvore e é usado para fins medicinais nas indústria cosmética e farmacêutica, com funções como antibióticas, anti-inflamatórias e cicatrizantes.
Extração
Diferentemente da maioria dos óleos vegetais que são extraídos a partir das sementes dos frutos, o óleo de copaíba é produzido no caule da planta, ou seja, é um produto natural existente no tronco de copaíba. O óleo-resina produzido no tronco é produto de desintoxicação do organismo vegetal, e funciona como defesa da planta contra animais, fungos e bactérias.
O método de extração de óleo é dado por meio da perfuração do tronco de copaíba. No entanto deve ser feito adequadamente para não prejudicar a vida da árvore. Antigamente, os troncos de copaíba eram cortados com um machado, o que facilitava a obtenção de grandes quantidades de óleo. Mas, como dá para imaginar, essa prática era causadora de excessivo desmatamento da espécie, levando à morte de árvores e impossibilitando sua recuperação para uma nova retirada de óleo.
Tendo em vista essa situação, novas técnicas foram adotadas. Uma delas tem sido considerada não agressiva e é, atualmente, a mais usada. Consiste na utilização de um trado, que perfura o tronco sem prejudicar a árvore, possibilitando sua recuperação para que novas extrações de óleo da copaíba possam ser feitas futuramente.
A extração de óleo de copaíba deve ser feita em árvores bem antigas (com mais de 100 anos) e que possuam galhos secos no topo, pois elas têm maiores quantidades de óleo no seu interior. As árvores novas de copaíba não possuem óleo e podem se prejudicar gravemente caso sejam perfuradas.
Quando o tronco é perfurado, o óleo começa a escorrer através do orifício e é recolhido em um recipiente. Após a coleta, o orifício deve ser vedado (preferencialmente com argila) para que não haja infecções e ataques de insetos. Quando recuperada, a vedação é retirada para uma nova colheita de óleo da copaíba.
Aplicações do óleo de copaíba
O óleo de copaíba foi apelidado de "bálsamo da Amazônia" devido às suas qualidades. Ele é composto por 72% de sesquiterpenos (hidrocarbonetos) e 28% de diterpenos (ácidos carboxílicos), no entanto, a composição pode variar conforme o tipo de copaíba, idade da árvore, solo e de outros fatores.
Os sesquiterpenos encontrados no óleo-resina são o β-cariophileno, responsável pela ação anti-inflamatória, antifúngica e antiedêmica; o β-bisaboleno, com ação analgésica; dentre muitos outros compostos. São os sesquiterpenos os responsáveis pelo aroma do óleo de copaíba e por suas propriedades antiviral e antiúlcera.
Os diterpenos presentes no óleo de copaíba são responsáveis pela maioria de suas propriedades terapêuticas. Entre eles estão o ácido copaífero, ácido copálico, ácido calavênico e colavenol. O ácido copálico é conhecido como marcador de copaíba, pois é um componente presente em qualquer óleo de copaíba independente do tipo de solo ou de árvore.
Dentre os diversos benefícios do óleo de copaíba para a saúde estão os seguintes:
- Potencial antisséptico e antitetânico;
- Expectorante: aplicação de quatro gotas de óleo da copaíba misturado com mel ajuda na expectoração;
- Infecções: gargarejo com o óleo ajuda em inflamações de garganta e de amigdalite. Também é eficaz para infecções genitais e hemorroidas;
- Antitumoral: capacidade de agir contra as células cancerígenas responsáveis pelo câncer de mama, de próstata e de cólon;
- Contra reumatismo e dores musculares: fazer massagem com o óleo de copaíba ativa a circulação sanguínea, aliviando dores, reumatismo e inflamações. Também auxilia no tratamento de gota;
- Doenças de pele: por ser anti-inflamatório, quando aplicado sobre a região afetada, auxilia no tratamento de dermatites, urticárias, psoríase, acnes, herpes, feridas, leishmaniose, picadas de insetos e picada de cobra.
- Hemorragias.
Na pele, pode auxiliar na eliminação e redução de cicatrizes, celulites e estrias. Se aplicado em regiões com marcas e manchas, o óleo de copaíba auxilia no clareamento quando misturado com outros óleos vegetais, como o de rosa mosqueta. É um óleo emoliente, auxiliando na hidratação e maciez da pele, além de regenerar o colágeno, melhorando a elasticidade da pele e deixando-a com aspecto firme e jovem.
Nos cabelos, também possui benefícios, razão pela qual o óleo de copaíba é utilizado nas indústrias cosméticas na fabricação de xampus e de cremes hidratantes. Ele equilibra a oleosidade, trata micoses, caspas e seborreia do couro cabeludo. Protege os cabelos tingidos e deixa os fios brilhantes e macios.
Mas seus benefícios não param por aí! É um óleo muito utilizado industrialmente. Por ser uma fonte rica em hidrocarbonetos, o óleo extraído da copaíba vem sendo usado como combustível misturado no óleo diesel.
Além de ser um componente usado na formulação de xampus, é muito utilizado como fixador de aromas em perfumes; serve também como ingrediente para fazer sabonetes e sabões. Na indústria alimentícia, o óleo de copaíba serve como aditivo alimentar, sendo um produto aprovado pela Food and Drug Administration, dos EUA.
Também é usado na odontologia, na formulação de cimentos para obturações. A mistura com o óleo de copaíba evita irritações e a proliferação de bactérias.
Lembre-se que, para todas as aplicações, deve ser utilizado o óleo 100% natural e puro, livre de substâncias químicas nocivas à saúde.
Comentários