Talvez você não consuma bebidas alcoólicas, mas mesmo assim pode estar destruindo seu fígado. Para quem não sabe, este órgão é responsável pelo processamento dos alimentos. E mais ainda: é ele quem elimina as toxinas do corpo para nos manter protegidos de doenças. Ou seja, é essencial que nosso fígado esteja saudável. 
Infelizmente, há muitos fatores além do álcool que danificam esse órgão, prejudicando o seu bom funcionamento. Separamos seis hábitos que são péssimos para a saúde do nosso fígado, a fim de que você tome conhecimento e evite-as:
1. Alimentos industrializados
Já falamos várias vezes, em outras matérias, sobre esses alimentos.
Acontece que eles são cheios de substâncias químicas que corroem o fígado lentamente, além de fornecer gorduras e carboidratos em excesso. O resultado disso é o famoso fígado gordo.
Acontece que eles são cheios de substâncias químicas que corroem o fígado lentamente, além de fornecer gorduras e carboidratos em excesso. O resultado disso é o famoso fígado gordo.
Sedentarismo
Sim! A falta de exercícios físicos ajuda a acumular toxinas. Se você tem uma vida ativa, consegue reduzir a quantidade de hidratos de carbono no organismo, adquirir mais energia e, por fim, obter um corpo mais saudável.
Excesso de gordura
Se a obesidade não for tratada, pode gerar problemas, como fígado gordo não alcoólico, cirrose, câncer e insuficiência hepática.
Analgésicos
O consumo excessivo de drogas, como paracetamol, pode danificar o fígado. E, como já se é de esperar, o remédio combinado a uma bebida alcoólica piora ainda mais a situação. Isso acontece porque o fígado acaba trabalhando em excesso.
Produtos de emagrecimento
Alguns produtos de emagrecimento são ruins para o fígado, especialmente os industrializados. Isso porque geralmente vêm carregados de substâncias químicas. O fígado acaba trabalhando em excesso para eliminar as toxinas.
Outras drogas
Remédios para colesterol, convulsões, bipolaridade e enxaqueca são muito pesados para nosso fígado. Estamos falando de substâncias como estatinas, fenitoína, moxifloxacina, carbamazepina, levofloxacina e antibióticos.
Se você já consome algumas delas há muito tempo, faça um exame de sangue para saber se seu fígado está em ordem. Viu que a bebida alcoólica não é a única razão para os problemas no fígado? Cuide-se! IMPORTANTE: as informações contidas nesta página servem apenas como fonte para pesquisas e trabalhos escolares. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica. Para tanto, procure um médico para receber orientações e o devido tratamento.
Comentários