Sarampo é uma doença infecciosa causada por um vírus RNA que, antes de manifestar os primeiros sintomas da doença, permanece incubado por um período médio de 10 dias, contudo, este pode variar de 7 a 18 dias.
Períodos e sintomas
É uma doença altamente contagiosa que apresenta diferentes sintomas e três períodos bem definidos: Período catarral, exantemático e de convalescença ou descamação furfurácea.
Seu primeiro período, o catarral (também conhecido como prodrômico), leva aproximadamente 6 dias e apresenta os seguintes sintomas: febre, tosse, corrimento nasal, fotofobia e conjuntivite.
Após este primeira estágio, ocorre o período exantemático, no qual, os sintomas iniciias tornam-se mais intensos. Nesta fase, ocorre prostração relevante do doente e surgimento de exantema característico da doença, que após 2 ou 3 dias, estende-se às regiões do tronco e extremidades do corpo.
No período de convalescença (de descamação furfurácea) as manchas sobre a pele escurecem e passam a apresentar descamação fina.
Complicações
Esta enfermidade pode apresentar complicações como o surgimento de infecções no sistema respiratório, pneumonias, diarréias, encefalites, laringites, otites médias, etc.
Vacina
O sarampo é uma doença infecciosa altamente contagiosa que é facilmente transmitida através do contato direto com a pessoa infectada. A melhor forma de evitar o contagio desta doença é através da vacina, que é o seu principal meio de controle.
ATENÇÃO: as informações contidas nesta página servem apenas como fonte para pesquisas e trabalhos escolares. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica.
Nativa do Vale do São Francisco, Pantanal, Planalto Central e partes da Mata Atlântica, o bacupari-do-cerrado possui polpa espessa e consistente, mas com sabor adocicado e agradável. Sua árvore pode atingir até 8 metros de altura e amadurece seus frutos nos meses de novembro e dezembro. Costuma-se consumir o bacupari-do-cerrado in natura .
Comentários