O chá de hibisco, especialmente o que é feito com as flores do Hibiscus sabdariffa, conhecido como vinagreira no Brasil, e como “sorrel” ou “roselle”, ou ainda “karkaday” em Egipcio, é uma bebida conhecida em todo o mundo.
O chá de hibisco é uma infusão preparada com a parte do cálice do botão seco de uma flor chamada Hibiscus Sabdariffa.
flor de hibisco utilizada para preparar o chá não é a flor ornamental vista em jardins e vasos. Certifique-se disso no momento da compra, verificando o nome científico da planta no rótulo.
A flor de hibisco tem diversos benefícios para a saúde, tais como: controlar os níveis de colesterol, regular a pressão arterial, facilitar a digestão, impedindo que parte do carboidrato e da gordura dos alimentos sejam absorvidos, e anular a ação do hormônio antidiurético presente nos rins.
Emagrecedor
Por ajudar a acelerar o metabolismo, um dos usos mais populares do chá de hibisco é voltado à perda de peso.
Com grande quantidade de flavonoides e ácidos orgânicos, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, o chá de hibisco estimula a queima de gordura corporal, previne a retenção de líquidos, facilita a digestão e regulariza o intestino, contribuindo para a perda de peso. Essas mesmas substâncias ajudam o corpo a se desfazer das toxinas, as grandes vilãs do emagrecimento.
Dois flavonoides são importantes para quem deseja perder peso: a quercetina, que proporciona a ação diurética, e a antocianina, que evita o acúmulo de gordura. Esses mesmos flavonoides também ajudam a aumentar o “colesterol bom” (HDL) e a diminuir o “colesterol ruim” (LDL).
Redução de colesterol
Por possuir quantidades expressivas de antioxidantes, o chá de hibisco é ótimo quando o assunto é redução de colesterol. Os antioxidantes auxiliarão a reduzir os níveis do colesterol ruim, protegendo a saúde das doenças cardíacas e também protegendo os vasos sanguíneos do corpo.
Contra as doenças do fígado
Ainda devido à grande quantidade de antioxidantes, o chá de hibisco pode ser utilizado para garantir uma proteção a mais para o fígado. Isso pode ser afirmado pois os antioxidantes ajudarão a neutralizar os radicais livres presentes nas células e tecidos do corpo. Desta forma, além de proteger o fígado, o chá de hibisco será um grande aliado no tratamento de doenças relacionadas a este órgão.
Contraindicações
Não exagere no consumo do chá, pois pode causar intoxicação. Consulte seu médico ou nutricionista antes de começar a tomá-lo com frequência.
Por seu efeito diurético, o excesso do consumo de chá de hibisco pode levar à eliminação excessiva de eletrólitos importantes, como o sódio e o potássio.
O chá de hibisco é contraindicado para gestantes e mulheres que desejam engravidar, uma vez que pode afetar a fertilidade e os hormônios femininos, em especial o estrogênio.
O chá de hibisco é um auxiliar do emagrecimento. É preciso que você tenha uma alimentação balanceada e pratique atividades físicas para conseguir um emagrecimento efetivo e saudável.
Como preparar o chá de hibisco?
Chá de hibisco com gengibre e limão-siciliano
Ingredientes
1 colher (sopa) de hibisco
1 colher (sopa) de chá mate
1 pedaço de gengibre
1/2 limão siciliano
1 colher (sopa) de chá mate
1 pedaço de gengibre
1/2 limão siciliano
Modo de preparo
Ferva o gengibre ralado durante 8 minutos em 250ml de água.
Após esse tempo, desligue o fogo e acrescente o hibisco e o chá matte.
Deixe tampado durante 5 minutos.
No momento de tomar, esprema meio limão.
Se necessário, adoce com mel.
Após esse tempo, desligue o fogo e acrescente o hibisco e o chá matte.
Deixe tampado durante 5 minutos.
No momento de tomar, esprema meio limão.
Se necessário, adoce com mel.
Chá de hibisco com canela e gengibre
Ingredientes
1 xícara (chá) de água filtrada
2 colheres (chá) de hibisco
1 unidade de canela em pau
1 colher (chá) de lascas de gengibre
2 colheres (chá) de hibisco
1 unidade de canela em pau
1 colher (chá) de lascas de gengibre
Modo de preparo
Ferver a água. Em uma xícara colocar o hibisco, a canela e o gengibre. Tampar por 5 minutos e coar. Servir em seguida.
Comentários