A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma doença silenciosa que afeta os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e rins.
Causas e fatores desencadeantes
Por ser uma doença silenciosa, ou seja, apresenta alguns sintomas somente quando a pressão está bastante elevada, muitas vezes pode passar desapercebida até uma complicação maior, com o comprometimento de um dos órgãos acima citados.
Apesar de ser uma doença que em 90% das vezes é herdada dos pais, ela apresenta outros fatores desencadeantes, como o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, sedentarismo, consumo exagerado de sal e colesterol alto.
Sintomas da hipertensão
Seus sintomas (dores no peito, fraqueza, dor de cabeça, tontura, zumbido no ouvido e perda de sangue nasal) podem ser percebidos somente quando a pressão já está bem elevada.
Prevenção
A hipertensão é uma doença que não tem cura, somente controle através de tratamento e acompanhamento médico. A melhor forma de evita-la é através da prevenção.
Sua prevenção se dá através de um estilo de vida saudável, com a prática diária de atividade física, manter um bom hábito alimentar, evitar alimentos gordurosos, manutenção do peso adequado, controle de diabetes, ingestão de pouca quantidade de sal, não fumar, não beber e procurar aproveitar os momentos de lazer.
ATENÇÃO: as informações contidas nesta página servem apenas como fonte para pesquisas e trabalhos escolares. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica.
Nativa do Vale do São Francisco, Pantanal, Planalto Central e partes da Mata Atlântica, o bacupari-do-cerrado possui polpa espessa e consistente, mas com sabor adocicado e agradável. Sua árvore pode atingir até 8 metros de altura e amadurece seus frutos nos meses de novembro e dezembro. Costuma-se consumir o bacupari-do-cerrado in natura .
Comentários