Diabetes é uma doença do metabolismo, ou seja, ela surge por uma falha de nosso organismo.
Deficiência na produção de insulina
Nesta enfermidade, o pâncreas, órgão responsável pela produção de insulina (hormônio que permite entrada de glicose nas células), apresenta produção insuficiente, ou, nenhuma, deste hormônio. Consequentemente, pouca glicose entra nas células e muita glicose permanece no sangue.
Uma vez que a glicose funciona como fonte de energia para as células, fazendo com que elas produzam energia através da respiração celular, sua deficiência é extremamente prejudicial ao seu metabolismo.
Problemas causados
Quando esta doença não é tratada, seus portadores possuem um maior risco de desenvolver outras doenças como: hipertensão, arteriosclerose, problemas na visão, doenças renais, etc.
Além destes problemas, em muitos casos, os diabéticos também sofrem com lesões de difícil cicatrização em determinadas regiões do corpo, sendo que estas, em alguns casos, podem levar a amputação.
Grupos
Segundo sua classificação, o diabetes pode ser divido em quatro tipos: Diabetes Mellitus tipo 1 (quando o portador necessita de injeções diárias de insulina), Diabetes Mellitus tipo 2 (não há a necessidade de injeções de insulina), Diabetes gestacional (ocorre durante a gravidez) e outros tipos mais específicos (ocorre a partir de doenças de origem genética, do pâncreas, hormonais, etc).
IMPORTANTE: as informações contidas nesta página servem apenas como fonte para pesquisas. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica. Para tanto, procure um médico para receber orientações e o devido tratamento.
Nativa do Vale do São Francisco, Pantanal, Planalto Central e partes da Mata Atlântica, o bacupari-do-cerrado possui polpa espessa e consistente, mas com sabor adocicado e agradável. Sua árvore pode atingir até 8 metros de altura e amadurece seus frutos nos meses de novembro e dezembro. Costuma-se consumir o bacupari-do-cerrado in natura .
Comentários