Alho
Espremido, picado, em flocos, esmagado ou até inteirinho no forno ou dentro de algum caldo, o alho é um dos temperos mais saborosos e aromáticos da nossa cozinha!
E além deixar qualquer prato salgado delicioso, o alho ainda é rico em vitamina C e selênio, ajuda a prevenir vários tipos de câncer e manter a saúde da flora intestinal, combate os radicais livres e tem efeito anti-inflamatório!
Cebola
Junto com o alho, a cebola é perfeita para refogar a comida e deixá-la ainda mais gostosa sem precisar adicionar uma grande quantidade de sal. Ela também pode ser usada crua em saladas e vinagretes, além de ficar uma delícia caramelizada!
Alguns dos benefícios da cebola incluem a prevenção de doenças cardiovasculares, e a inibição de fungos e bactérias no nosso corpo.
Gengibre
Muito usado em chás e sucos detox, o gengibre previne e combate náuseas, dores de cabeça, azia e enjoo, assim como cólicas e resfriados.
Seu sabor é levemente picante, e ele pode ser usado fresco, em infusão com sopas e caldos; picado, em massas e pratos de sabor forte; ou em pó, para dar um gostinho exótico a peixes, carnes e legumes!
Folhas de louro
As folhas de louro são super aromáticas e ajudam a deixar qualquer prato mais saboroso sem precisar colocar muito sal.
Elas ainda têm propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, têm uma variedade enorme de antioxidantes e contribuem para a digestão.
Você pode colocar folhas de louro secas ou frescas, assim como louro em pó, no molho de tomate, no feijão, nos cozidos de carne e até no arroz, sabia? Fica uma delícia!
Tomilho
Outro dos temperos naturais com propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias é o tomilho, uma folhinha com aroma marcante ideal para temperar legumes e carnes.
Quando usado freso, o tomilho pode ser amarrado em um buquê que fica em infusão na panela ou no forno. Já na versão seca, o ideal é espalhar as folhinhas pela comida para fugir do sal em excesso.
Páprica
Cheia de vitaminas e com ação antiinflamatória, a páprica ajuda a aliviar o inchaço e a dor e também é uma excelente fonte de antioxidantes.
Esse tempero, para quem não sabe, é feito a partir do pimentão seco e, às vezes, defumado, o que lhe dá um sabor ainda mais intenso para substituir o sal! Ele existe na versão picante e doce.
A páprica picante ajuda a reduzir a pressão arterial e pode ser usada principalmente em carnes. Já a páprica doce fica uma delícia com legumes, no molho de tomate e até no feijão. Experimente!
Cúrcuma (açafrão-da-terra)
O açafrão se parece um pouco com o gengibre, porém com uma coloração amarelada muito mais intensa. Seu sabor também é levemente picante, mas ele combina mais com pratos salgados do que com chás.
Esse tempero pode ser usado em carnes e legumes, combinando especialmente bem com frango e arroz.
Entre seus principais benefícios estão o combate à depressão, à acne e até às doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, acredita? Como se não bastasse, a cúrcuma também auxilia na inibição da produção de gordura no organismo.
Cominho
Rico em ferro, vitamina B1 e vitamina B2, o cominho é ótimo para a memória e a pele, além disso, pode auxiliar na desintoxicação do fígado e até prevenir câncer, sabia disso?
Suas sementinhas podem ser usadas inteiras nos pães, por exemplo, ou moídas em praticamente qualquer tipo de prato salgado, proporcionando um aroma de dar água na boca!
Noz-moscada
A noz-moscada é muito usada em doces com especiarias como cravo e canela, mas também pode ser responsável por dar aquele toque especial em molhos e outros pratos quentes.
Ela é cheia de minerais como o cálcio, o potássio, o ferro e o manganês, ajuda no combate a náuseas e as cólicas e também auxilia na digestão.
Use-a ralada bem fininha na hora, diretamente sobre a panela, ou já previamente moída para temperar seus pratos e evitar o sal!
Curry
Queridinho da cozinha indiana e thai, o curry na realidade é feito a partir de um mix de mais de 80 outras especiarias, incluindo a cúrcuma, o cominho, o gengibre, o cardamomo e pimentas diversas.
Isso faz com que ele tenha todos os benefícios desses outros temperos naturais e, ainda, sabor e aroma incomparáveis!
Use o curry em pó para temperar patês, ensopados e legumes. Pratos orientais tradicionais podem ser feitos com a pasta de curry amarela, vermelha ou verde, com alguma variação nos principais ingredientes.
.
Mostarda
Além de ser termogênica — contribuindo para acelerar o metabolismo e, assim, a perda de peso —, a mostarda é cheia de antioxidantes e fibra alimentar e ainda alivia problemas respiratórios.
Muito versátil, ela pode ser usada em sanduíches, patês, carnes, saladas e muito mais na forma de pó, pasta, sementes ou folhas, cada um com diferentes benefícios para o organismo.
Sálvia
As folhas de sálvia podem ser usadas como remédio caseiro para auxiliar no combate de diversos males, como a ansiedade, o reumatismo, a sinusite e até cálculo renal devido ao seu potente antioxidante, antibiótico e antibacteriana.
Na cozinha, você pode usá-la fresca, seca ou em pó para realçar o sabor pratos salgados como carnes, peixes, molhos e massas, bem como preparar os chás mais deliciosos e estimulantes.
Comentários