Para quem não conhece, a Jurubeba é uma planta medicinal, conhecida como jubebe, jurubeba-verdadeira, jupeba, juribeba, jurupeba. Ela tem um gosto amargo e pode chegar a ter 3 metros de altura, possui folhas lisas e espinhos no tronco. Nela encontramos pequenos frutos amarelos e flores da cor lilás ou brancas.
A utilização da jurubeba
Ela pode ser utilizada na culinária e como auxiliar no tratamento de doenças como a anemia e doenças do fígado e digestivas. Pode ser comprada em lojas de produtos naturais e em alguns mercados.
Propriedades da jurubeba
As propriedades existentes na jurubeba são medicinais, ela é anti-inflamatória, descongestionante, digestiva, diurética, contra febre, protetora do fígado, tônico vascular.
Suas raízes e seus frutos são ricos em propriedades estimulantes, laxantes e tônicas, que é eficaz contra diabetes além de purificar o sangue e também desobstruir o fígado e o baço.
Efeitos colaterais e contraindicação
Os efeitos que a Jurubeba pode causar em uma pessoa poderão ocorrer com o uso prolongado da planta. Ela possui alta concentração de alcaloides e esteroides que podem causar em alguns casos diarreias, aumento das enzimas hepáticas, gastrite, náuseas e vômitos.
Seu uso deve ser evitado durante gestações, amamentação e não se deve utilizar por tempo prolongado, pois pode causar intoxicação.
Nativa do Vale do São Francisco, Pantanal, Planalto Central e partes da Mata Atlântica, o bacupari-do-cerrado possui polpa espessa e consistente, mas com sabor adocicado e agradável. Sua árvore pode atingir até 8 metros de altura e amadurece seus frutos nos meses de novembro e dezembro. Costuma-se consumir o bacupari-do-cerrado in natura .
Comentários